A Grande Questão - Wolf Erlbruch


Não disponível

Enviar
Avise-me quando estiver disponível

Os pais, a avó, o gato, o soldado, a pedra, o marinheiro... cada um tem sua resposta para a 'grande questão': por que nascemos e vivemos? 'É para festejar seu aniversário que você está aqui na Terra' - quem responde primeiro é o irmão. Em seguida, a pergunta parte do núcleo familiar e se expande, levando a criança a um passeio pelo mundo. 
Com extrema delicadeza e inteligência, Wolf Erlbruch coloca o leitor na condição de um 'entrevistador', já que os personagens se dirigem a um 'você' que não aparece na história. Outro detalhe importante e curioso é que a grande questão nunca é expressa no livro. Só lemos a resposta de cada um, reforçando a idéia de que a pergunta é a mesma para todos - as respostas é que são diferentes e infinitas.
E o que confere ainda mais riqueza ao livro é o diálogo entre as múltiplas vozes e a pluralidade de texturas das ilustrações. Wolf Erlbruch trabalhou basicamente com a colagem de diferentes papéis. As imagens ocupam quase a página inteira, são figuras preenchidas por materiais do dia-a-dia: folhas de caderno quadriculadas (o gato), papel kraft (o piloto, a avó), cartão (o comilão), pautas musicais (o pássaro) e apenas alguns leves toques de giz de cera e guache. 
As crianças são convidadas a pensar sobre sua identidade. Um aprendizado de que a construção de seu lugar no mundo se faz no contato com os outros. E é para marcar esta consciência que, no final do livro há uma folha em branco para o leitor anotar suas próprias respostas, à medida que vai crescendo.

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características